sexta-feira, 10 de outubro de 2008

mais memórias...

Iom Kipur. O dia do perdão.

Um dia onde nós temos (ou teríamos, rs) que nos dedicar totalmente à alma. Nos redimir de todos os pecados do ano que passou para entrar no ano novo inscrito no livro da vida. O jejum de 25 horas é para reflexão de tudo o que se fez no ano que se passou....

Essa é uma das datas mais importantes no calendário judaico. E eu tenho muitas recordações gostosas desses 2 dias.

O jantar do primeiro dia era na casa da minha avó. A gente jantava cedo, umas 5 da tarde para poder começar o jejum na hora certinha. Lá no banheiro da casa dela, tinha escova de dente para todo mundo. TOdas nas caixinhas em que vinham antigamente, com nossos nomes. Assim que a terminávamos de comer, iamos correndo escovar os dentes (teoricamente nem isso pode!!). E o banheiro ficava uma bagunça... eu, meus irmãos, minhas primas... E em seguida iamos todos para a sinagoga...

O tempo passou, o banheiro da minha avó sofreu algumas alterações devido às dificuldades da idade. E o jantar passou a ser na minha mãe. Isso mudou já tem mais de 5 anos... bem mais. Outro dia, na casa da minha avó, resolvi xeretar o armário do banheiro dela... fiquei chocada. E lágrimas rolaram em meu rosto... As escovas de dente continuam lá. Todas do jeitinho que estavam. Em suas caixinhas, cada uma com um nome...

Que saudades dessa época em que as coisas eram simples. Toda família reunida.... E com meu avô, lá na ponta da mesa...

Nenhum comentário: