quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mais coisinhas...

Rosh Hashna chegou, e já passou...

Para quem não sabe, é o ano novo judaico. É beeem diferente do dia 31 de dezembro. Nós comemoramos reunindo a família, fazendo alguns orações para que o novo ano seja doce e repleto de coisas boas, e jantamos todos juntos.

Antigamente, os judeus das diaspora (que moram fora de Israel) não sabiam direito a data para comemorar as festas. Então, virou tradição comemorar 2 dias, para não perder a data... rs...

Quando eu era pequena o primeiro jantar era na casa da minha avó. Todos os meus irmãos, minhas primas... Era uma bagunça muito gostosa. O segundo era na casa da minha mãe. Os preparativos eram uma delícia... 1 mês antes a gente já ficava pensando no cardápio, na roupa,tudo...
Depois, minha avó começou a ficar mais velhinha e mudamos um pouco as coisas. A primeira noite passou a ser na minha mãe. E a segunda na minha tia.

Os anos foram passando... depois que casei, eu passo uma festa na minha mãe, e outra na minha sogra. (normalmente a primeira noite é mais importante). Tem gente que nem faz a segunda.

Agora, morando longe, é difícil ficarmos 2 dias úteis em SP. Então fomos na primeira noite na casa da minha mãe. E voltamos para casa.

Dai, ontem, resolvi que a segunda noite não ia passar em branco. Eu sempre tive 2 noites em todas as festas e queria continuar tendo.

Arrumei todo jantar na sala, só para o meu marido e eu. (o baixinho janta cedo!!).

E foi gostoso. e romantico.

Shaná Tová (um bom ano) para todo mundo!!

Foto de uma parte da nossa mesa... rs...

Um comentário:

Unknown disse...

Shaná Tová!!!! Um ano doce, cheio de saúde e realizações! Falando em passado, acabei de me pegar lembrando da bagunça que era passar as férias no Guarú, nossas mães com todos os filhos, o prédio cheio, as brincadeiras na praia, enfim, uma época muito boa né! beijo grande Dri, e adoro seu blog! Rosana Rapaport