quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

casos e acasos

A medicina hj é uma coisa de louco. Em todos os sentidos. E como diria meu querido avô, quem procura, acha....

Os casos acontecem com MUITA gente, mas o pessoal tem certa vergonha, ou receio em falar. E acaba que não encontramos muita informação por ai.

No começo de 2008 fui fazer meus exames anuais no gineco (vamos chamá-lo de DR.1) Estava tudo tranquilo, mas eu sismei que estava com umas dores e ele suspeitou de endometriose. Me indicou um exame, para ser feito em certo laboratório. Como esse laborátorio não aceitava nenhum plano de saúde, resolvi fazer em outro.

O diagnóstico foi o pior possível: endometriose profunda, pegando o intestino (pior pq uma cirurgia requer no intestino requer um gastro tb no centro cirurgico, a recuperação é mais devagar, mais tempo de internação, etc...). Mas o Dr.1 insistiu em que eu fizesse o exame no tal lugar que ele indicara.

Lá fui eu. Fiz o exame e o diagnóstico foi um pouco diferente. Ainda acusava endometriose, mas apenas no útero, perto do intestino, mas sem afetá-lo. O Dr.1 logo indicou cirurgia para tirar essa endometriose. E endometriose é crônica e pode reaparecer. E tem vários tipos e várias sequelas, inclusive a infertilidade. E é extremamente difícil dar um diagnóstico de endometriose 100% seguro antes de fazer a cirurgia por videolaparoscopia. E o Dr.1 recomendou a cirurgia.

Conversei com alguns médico conhecidos que não concordaram mto com a cirurgia. Resolvi buscar uma 2ª opinião e pedi indicação de um médico para minha prima, que trabalha com reprodução humana e tem contato com vários médicos que tratam desse tipo de complicação.

Fui lá, com todos os exames em mãos; o Dr.2 disse que era mto prematuro indicar cirurgia, e que preferia receitar outros exames: exame de sangue e ressonância magnética. Fui lá eu, outra vez. Fiz todos os exames. Realmente a suspeita de endometriose. Mas o Dr2 achou melhor esperar uns 3 meses para ver se eu engravidava. Se nada acontecesse, ele receitaria um exame para averiguar as trompas. Foi o que aconteceu.

Histerossalpingografia. Se vc já fez, com certeza vc se lembra, pois doi muitooo. MUITO. M U I T O . Se vc não, espero que não precise... rs.
O exame constatou um problema nas trompas, elas estavam enroladas e fixas por aderências, o que dificultava muito a captura dos óvulos no ovário. O melhor é que elas não estavam obstruida. Recomendação médica: cirurgia.

Eu queria resolver logo. A principio agendei a cirurgia para novembro, mas resolvemos adiar.

E eis que a cirurgia foi ontem. Correu tudo ótimo. Não foi encontrado nenhum foco de endometriose e minhas trompas foram soltas e endireitadas.
Quase não tenho dor. Já estou em casa, firme e forte, pronta para outra...rs...

Semana que vem volto ao consultório e veremos quais serão os próximos passos.

O melhor de tudo, com certeza, foi a calma e tranquilidade. E principalmente, confiança no médico.

E quando vc começa a contar sua história, não é que aparecem outras parecidas?? E é bom conversar/ trocar email ou mesmo msn com gente que já passou por tudo isso. É super confortante.

Resolvi contar meu caso aqui no blog para, quem sabe, ajudar quem possa estar nessa busca louca pela gostosa maternidade.

Nenhum comentário: